Dicas para aplicar a disciplina consciente na educação dos filhos

disciplina consciente

A disciplina positiva na realidade do dia a dia materno, é possível? Não só é possível como também vai te ajudar muito na sua rotina corrida de mãe, mulher, dona de casa, empresária, trabalhadora….

Já falei outras vezes sobre o tema, se ainda não leu nada a respeito, te convido a visitar meu canal no Youtube. A verdade é que quando nós, mães, inserimos a disciplina consciente na educação dos nossos filhos, é muito mais fácil e menos estressante lidar com as descobertas, desenvolvimento  e até mesmo as birras das crianças. Ou seja, é benéfico para ambos os lados. 

Então vamos às dicas?

O que é disciplina positiva?

Antes vamos lembrar o conceito de disciplina positiva para que as dicas sejam melhor compreendidas. 

A disciplina consciente que além de iniciar com os pais, deve se estender às salas de aulas, é o tipo de educação que ensina a criança a reconhecer suas emoções e lidar com elas para tomar suas decisões. Aqui incentivamos nossos filhos e ou alunos a se conectarem com as relações, acontecimento e sentimentos. Então deixamos de lado a punição e damos espaço à conscientização. 

Na prática, em casa a criança precisa aprender e entender o motivo dela não subir em lugares altos mesmo com a curiosidade de ver o que tem lá em cima, e não apenas apanhar porque ela subiu.  Na escola, a disciplina positiva é muito eficiente para, por exemplo, mostrar que o coleguinha pode reagir e ou executar uma tarefa em um tempo ou forma diferente, porque é preciso respeitar as individualidades. 

Nossas emoções adultas

Primeiro de tudo, nós adultos precisamos saber lidar com nossas emoções para que a gente ensine nossos filhos a fazerem o mesmo. Muitas vezes é preciso uma mudança de mentalidade da nossa parte, na qual esquecemos um pouco a forma que fomos criados para conseguirmos aplicar a disciplina consciente em nossos lares. 

A educação das crianças mudou muito, ainda bem. As palmadas e chineladas, deram espaço para a conversa e a conexão entre pais e filhos.

De acordo com a disciplina consciente, existem 7 habilidades que nós adultos precisamos desenvolver e ter consciência delas:

  • Calma.
  • Coragem.
  • Assertividade.
  • Opções.
  • Empatia.
  • Tentativa positiva.
  • Consequências.

Dicas para aplicar a disciplina consciente

Começou modelando suas emoções, então agora vamos às dicas para iniciar a disciplina consciente com seus filhos.

  • Modelo o comportamento das crianças baseado nos seus exemplos: De nada vai adiantar pedir calma e paciência aos seus filhos, se constantemente eles te veem estressada diante uma situação inesperada.
  • Dedique um tempo de qualidade ao seu filho, só assim será possível entender sua fase de desenvolvimento.
  • Em vez de dizer o que seu filho não deve fazer, tente conversar e explicar sobre o que você espera dele. 
  • “Fernanda, mas ele não me ouve!” Mais uma vez, controle suas emoções, e em vez de gritar, se coloque na altura da criança e mantenha contato visual até que ela te compreenda. 
  • Deixe claro que as regras e limites são para mantê-los seguros e não somente para mostrar autoridade
  • Aja para que ele perceba que tem sua confiança e consequentemente também confie em você. 

A disciplina positiva tem muitos benefícios, tanto para as crianças quanto para os pais. Seu filho terá um desenvolvimento físico, mental e social muito melhor, e seu lar será mais harmônico e feliz. 

Espero ter te ajudado com essa leitura e também desejo continuar te ajudando. Vamos juntos praticar a parentalidade positiva? 

Sabia que tenho um livro? O Conectando Pais e Filhos 2 trabalha de forma direta e motivadora orientações para os pais na missão de educador e criar os filhos em um ambiente com relações saudáveis! Compre aqui!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

contato@fernandateles.com.br