Como montar uma rotina para a criança?

Você sabe porque a rotina é importante para sua(eu) filha(o)?

O tempo é algo complexo e abstrato para o entendimento da criança e é por meio da rotina que ela aprende a concretizar esse conceito. A rotina, traz previsibilidade de como seu dia está organizado, deixando-a mais segura. Isso significa que através do hábito a criança sabe que depois do almoço irá para a escola e que, ao final da aula, a mãe irá busca-la e assim por diante. Já para os adolescentes, se torna uma questão de organização e produtividade.

E o ponto mais importante na rotina das crianças! Ao elaborar a rotina, entenda que o brincar não é algo que será alocado nela. Pelo contrário: todas as outras “tarefas” serão alocadas no brincar. Isso porque desde o momento em que a criança acorda ela está brincando, vivendo experiências, testando hipóteses e encontrando respostas. Então, mesmo que você reserve um momento da rotina do dia para brincadeiras direcionadas é importante ter este conceito em mente: a brincadeira precisa permear toda a rotina!

6 dicas valiosas para criar a rotina dos seus filhos:

  1. Tenha um quadro visível para toda a família, um para cada membro da casa. Se não tiver um quadro, faça em folhas de papel e pregue na parede. É importante descrever a rotina dos pais também, para que seja um modelo para a criança e ela crie uma maior noção de previsibilidade. Exemplo: Acordar, tomar café da manhã, saída para o trabalho, chega em casa, ginástica, brincar, contar histórias…
  2. Para as crianças, inicie pelos horários dos hábitos já estabelecidos, como sono, alimentação, escola/atividades extras e higiene. Se o seu filho ainda é bebê é só não incluir o item “escola”.
  3. Para crianças que ainda não sabem ler, faça uma rotina com desenhos para elas já irem se acostumando a checar a rotina com seus próprios recursos;
  4. Para os mais velhos vale a pena inserir na rotina o horário de uso de eletrônicos, pois assim você estabelece um direcionamento para que não passe mais tempo do que foi determinado.
  5. Inclua um horário ajudar nas tarefas da casa para trazer pertencimento, senso de responsabilidade e conviver em comunidade. No caso dos mais velhos, você pode montar com eles a rotina, dando voz para que participem, palpitem e tomem decisões para ajudar a organizar os horários de cada tarefa.
  6. Imprima um calendário bem grande e pregue, mensalmente, no quarto do seu filho (acima de 3 anos) com datas e ações importantes, pode incluir aniversário de pessoas especiais, viagens, etc.

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin