Alguém aí tem brigas e ciúmes de irmãos em casa?

briga

Para entendermos melhor esse contexto é preciso saber que a construção dos laços entre os irmãos passa pela busca de seu espaço dentro da família! Brigar é encontrar seu lugar, se afirmar como membro do clã! A partir dessa relação se constrói as primeiras noções de rivalidade, de amizade, de apoio, de cuidado e de proteção! Já viram como brigam e também como se defendem? Então, vamos acalmar nosso coração e nos acolher em primeiro lugar: tá tudo bem irmãos brigarem! Vejo que na maioria das vezes as pessoas mais nervosas com o ciúme e a briga de irmãos são os pais, que perdem totalmente a paciência, se estressam e sempre tomam partido: Você é o mais velho, não pode fazer isso, ele é mais novo, coitadinho!. Toda vez que você tomar partido, mesmo que para ser justo, pode ter certeza de que para um dos filhos essa “justiça” é entendida como: minha mãe/bpai ama mais meu irmão! Ou: “Eu sou impotente e frágil.” Essa crença começa a ser internalizada e pode ser lida como desamor pelo filho, ele pode começar a querer brigar mais e ter mais ciúme para buscar novamente o amor dos pais e se sentir aceito! 

Brigas e ciúmes como melhorar essa situação?

✅Precisamos sair de cena sempre que possível para desenvolvermos nos filhos a capacidade de resolverem os conflitos por si só! E é impressionante como, quando temos paciência e não intervimos, em pouco tempo eles já estão brincando de novo! 

✅E se for pra intervir, seja sempre imparcial: o que está acontecendo aqui? Como vocês podem resolver isso? 

✅Ensine seus filhos habilidades para lidarem com frustrações, conflitos, a serem resilientes e focarem em uma solução para seus problemas! Para isso, a Roda de Escolhas da disciplina positiva é fantástica! 

✅Se tem um filho com muito ciúme, passe um tempo maior com ele, programe um tempo especial todo dia, toda semana, só vocês dois e deixe ELE escolher o que quer fazer! E não se esqueça de esquecer o seu celular! O ciúme muitas vezes é sinal de que seu filho quer mais atenção, mais carinho e conexão! Largue tudo e tenho um tempo junto, separadamente com cada um de seus filhos, você pode ver um milagre acontecer aí! 

Nossos filhos gritam pela nossa PRESENÇA verdadeira!

Sabia que tenho um livro? O Conectando Pais e Filhos 2 trabalha de forma direta e motivadora orientações para os pais na missão de educador e criar os filhos em um ambiente com relações saudáveis! Compre aqui!

COMPARTILHE:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

contato@fernandateles.com.br